quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PACTO PELA SAÚDE

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais pactuado entre as três esferas de gestão (União, estados e municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão.
Sua implementação se dá por meio da adesão de municípios, estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG), que, renovado anualmente, substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas e compromissos para cada entre da federação.

Acesse o link e assista o vídeo de complemento a aula sobre este tema

SECRETARIOS NOMEADOS EM 2011


Da Esq. para Dir.: Carlos Gadelha (SCTIE), Helvécio (SAS), Jarbas (SVS), Padilha (Ministro), Márcia Amaral (SE), Milton (SGTES) e Antônio Alves (SESAi)

VIDEO FUNASA - O QUE ELA FAZ?


O Ministério da Saúde outorgou à Funasa a responsabilidade de gerir o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o Sistema Único de Saúde (SUS), instituindo-se, a partir de agosto de 1999, a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, preconizada na Constituição e na Lei Orgânica da Saúde.

Funasa atende a uma população de cerca de 400 mil índios, pertencentes a 210 povos em todos os estados, exceto Piauí e Rio Grande do Norte. Os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) são divididos levando-se em consideração diferentes aspectos geográficos, sócioculturais, econômicos e epidemiológicos.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MINISTRO 2011 - ALEXANDRE PADILHA

Alexandre Padilha

Médico infectologista formado pela Unicamp, com especialização pela USP, Padilha coordenou o Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (Numetrop/USP), entre 2000 e 2004, período que foi também coordenador de Projetos de Pesquisa, Vigilância e Assistência em Doenças Tropicais, no Pará, realizado em parceria com a OPAS e o Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde. Ainda em 2004, assumiu o cargo de diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde. 

Nomeado ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em setembro de 2009, Alexandre Padilha já atuava na coordenação política do governo Lula desde agosto de 2005, quando ingressou na Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), a qual chefiou entre janeiro de 2007 e a posse como ministro. 
Membro do PT, Alexandre Padilha integrou a coordenação das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (1989 e 1994) e de Dilma Roussef (2010).

•DISQUE SAÚDE 0800 61 1997
Ministério da Saúde 
Esplanada dos Ministérios - Bloco G  
CEP: 70058-900



CONCEITOS IMPORTATNTES



Sistema Único de Saúde-SUS

É o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por orgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público

Vigilância sanitária

É um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.


Vigilância epidemiológica 

É um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.



Saúde do trabalhador

É um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Universalidade

É a garantia de atenção a saúde , por parte do sistema a todo e qualquer cidadão

Equidade

É o fato de assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira ,more o cidaddão onde morar,sem prévilégios
e sem barreiras.

Integralidade


integralidade não pode ser definida apenas como uma diretriz básica do SUS, mas pode ser percebida como um conjunto de noções pertinentes a uma assistência livre de reducionismo; com uma visão abrangente do ser humano, tratando não somente como seres doentes, mas como pessoas dotadas de sentimentos, desejos e aflições.
integralidade sugere a ampliação e o desenvolvimento do cuidar na profissão da saúde, a fim de formar profissionais mais responsáveis pelos resultados das práticas de atenção, mais capazes de acolhimento, de vínculo com os usuários das ações e serviços de saúde e, também, mais 


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

8º CONFERENCIA NACIONAL DE SAÚDE - SERGIO AROUCA E SEU DISCURSO

Historico Impotante: Nome completo do conferencista Antônio Sérgio da Silva Arouca (1941-2003) faleceu de câncer no intestino  aos 61 anos.
Foi medico sanitarista, formou-se pela USP e politico brasileiro .
Como consultor da OPAS (organização panamericana de saúde), atuou em vários países ,como méxico, colômbia, honduras, costa rica, Peru e cuba.
Explicação do professor: O contato com cuba ao meu ver, fez com que Sergio Arouca tomasse pra si como uma obrigação trazer o mesmo sistema para o brasil, o SNS(Sistema Nacional de Saúde) que hj em dia conhecemos como o SUS aqui no brasil.

Sergio arouca até é reconhecido com um premio em seu nome, caso queira conhecer mais acesse o link:

caso vc queria conhecer os outros modelos de sistema de saúde inclusive o americano loque o filme
SiCKO é um filme feito por Michael Moore em 2007, que fala sobre o sistema de saúde.
capas dos filmes, mais são os mesmos depende do pirata onde vc for...rsrsrsr!!!


domingo, 6 de fevereiro de 2011

DOCUMENTÁRIO - HISTORIA DA EVOLUÇÃO DA SAÚDE


E ai galerosa.... Como sempre falo lei já é chato estudar e documentário mais ainda...mais pense pelo lado bom, quanto mais materiais visuais e diferentes nossa mente assimila melhor.

Nesse documentário não foi muito divulgado e esta no you tube em partes sem nexos, aqui ela tem uma hora de duração e conta a HISTORIA DA EVOLUÇÃO DA SAÚDE até chegar na 8º conferência Nacional de saúde.

Como sempre em sala de aula não teríamos tempo para discutir toda essa história, temos que ser mais objetivos com macetes e o que mais "caem" nas provas de concursos.

Então espero que esse material te ajude a entender mais a evolução da saúde no Brasil.



Por favor....deixe comentários!

Abraços...Professor Wesley.